domingo, 20 de abril de 2008

16º - Boca Juniors




Se tem um clube que faz o torcedor adversário tremer só de ouvir o nome, esse clube é o Boca Juniors ( pelo menos na América do Sul ). Isso principalmente pelo desempenho da equipe argentina nas últimas edições da Libertadores da América.Antes do ano 2000 eram dois títulos, 77 e 78, a partir do novo milênio os hermanos levantaram o caneco mais quatro vezes, 2000, 2001, 2003, e a última em 2007 com atuação espetacular de Riquelme nos jogos contra o Grêmio.


O Club Atlético Boca Juniors foi fundado por cinco jovens, residentes no bairro La Boca no dia 3 de abril de 1905 e no início de sua existência teve várias camisas, inclusive preto e branca. A tão famosa camisa azul e amarela foi adotada a partir de 1907, tendo como inspiração a bandeira da Suécia.


Em 1981 chega ao Boca um jovem de 19 anos que se tornaria o maior ídolo da história boquense :Diego Maradona.
Dois anos depois Dieguito foi vendido para o Barcelona. Em meados da década de 90 voltou a defender o Boca, onde encerrou sua carreira em 1997.

Curiosamente a época mais gloriosa do Boca Juniors não é a época de Maradona e sim a de Palermo( maior artilheiro da história do clube ), Tévez, Palácio, Gago etc...

Seu maior rival é o River Plate, no jogo que é conhecido mundialmente como '' El Superclasico'', e o maior artilheiro da equipe azul e amarelo no derby é o brasileiro Paulo Valentim.


Atualmente o Boca é o segundo maior vencedor de títulos intenacionais oficiais no mundo, ficando apenas atrás do Milan. Além disso o Boca ainda possui 28 títulos argentinos.

Nenhum comentário: